quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Carros que Dispensam Motoristas - 2.ª Parte

O Meridian, modelo que foi testado ontem em Londres.
Os testes iniciados ontem
(veja aqui)
foram a primeira parte
de um processo
que durará três anos.


O investimento é da ordem de 19 milhões de libras (R$ 81 milhões). O teste de ontem foi realizado em Greenwich, no sudeste de Londres. As outras regiões que receberam o carro que na verdade é um autômato foram Bristol, Conventry e Milton Kanes, todas na Inglaterra (a Grã-Bretanha inclui Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales). A subsecretária do Departamento de Transportes do Reino Unido, Claire Perry, diz que o projeto traz importantes benefícios para a segurança viária, a inclusão social, a redução de gases poluentes e o trânsito. 
O governo britânico pretende publicar um código de trânsito específico para esses veículos até junho deste ano. O governo também pretende realizar uma revisão completa na legislação vigente para adapta-la às novas necessidades até 2017. A nova tecnologia pode também colaborar para a preservação da saúde dos motoristas britânicos, que passam em média 235 horas por ano dirigindo. Poderá também significar uma importante redução de acidentes de trânsito, que na maioria dos casos são causados por falhas de quem dirige.
Os veículos se movimentam auxiliados por câmeras, radares e sensores ultrassônicos. No teste de ontem, na praça da O2 Arena, foi utilizado o modelo "Meridian", semelhante a um carrinho de golfe. Nas regiões de Milton Keynes e Conventry circularão carros com dois lugares, com janelas pintadas de negro e pintura com as cores da bandeira do Reino Unido. Os benefícios da nova tecnologia não parecem convencer o grande público, já que, conforme uma pesquisa recente, 48% dos britânicos não estariam dispostos a se locomover em um deles.
Como foi informado na postagem anterior, os britânicos não são pioneiros quanto a isto. Os Estados Unidos foram o primeiro país a introduzir uma legislação para permitir testes com automóveis sem condutores. Na Europa, a Alemanha e a Suécia também fizeram mudanças na legislação de trânsito para se adaptar para o futuro. 

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