quinta-feira, 3 de julho de 2014

Especialistas Dizem que freio ABS é muito importante para motocicletas.

Fotos: revista "Quatro Rodas" (a foto maior)
e Arquivo Google. 

Especialistas garantem:
eles não são apenas úteis,
são muito importantes.


"ABS" é um acrônimo da expressão alemã "Antiblockier-Bremssytem", não da expressão inglesa "Anti-lock Breaking System". De qualquer forma, significa "Sistema de Anti-bloqueio". É um sistema de freagem que, num carro, evita que a roda bloqueie quando o pedal do freio é pisado fortemente. Portanto, o sistema evita a derrapagem e, consequentemente, o descontrole do veículo. Com isto, evita-se o atrito estático, que se opõe ao início do movimento entre as superfícies do pneu e do asfalto (ou solo, etc.) e, quando ocorre, é sempre maior do que o atrito cinético (deslizamento). A derrapagem é um dos principais agravantes em acidentes nos quais há mortes.
O ABS atual, também disponível para motocicletas, é um sistema eletrônico equipado com sensores que monitoram a rotação de cada roda comparando-a com a velocidade do veículo. Com os freios comuns, numa situação de emergência a força de frenagem pode ser maior do que o pneu pode suportar e travar a roda. O veículo fica instável e fora de controle. Com o sistema ABS, os sensores de velocidade das rodas medem a velocidade de rotação das mesmas e transmitem as informações para uma unidade de controle que, ao detectar uma possibilidade de travamento, intervém em milissegundos e o impede, permitindo que o veículo permaneça sob controle e estável.
Muitos motociclistas evitam frear com força temendo que o travamento das rodas cause quedas perigosas. Entretanto,  especialistas em sistemas de segurança para usuários de motocicletas afirmam que o ABS garante a frenagem sem travamento. No Brasil, as estatísticas informam que um motociclista morre ou fica em estado grave em cada seis acidentes de trânsito. Na China, a proporção é maior, mas isto se explica muito mais devido ao número de habitantes - a China é o país mais populoso do mundo. Os especialistas que defendem sua utilização que o ABS oferece vantagens bem consideráveis quanto à segurança. No mundo, somente uma entre cada 100 motocicletas já vem com o sistema desde a fabricação. Esta é a razão pela qual muitas motocicletas no Brasil não o tem, pois ele é opcional e muito caro. Por ser importado, eleva muito o preço do veículo (motocicleta ou carro). Porém, a Bosch já começou a produzir o equipamento no Brasil, embora ainda com peças importadas, e isto pode contribuir para a redução dos preços.

No Brasil, o sistema ABS é obrigatório em carros novos, mas ainda não em motocicletas novas, embora exista um projeto de lei para isto em tramitação no Congresso Nacional desde o ano passado. Mesmo assim, alguns modelos de motocicletas já estão vindo da fábrica com o sistema. Muitos especialistas defendem a obrigatoriedade para que o ABS já venha instalado nas motos. No vídeo, você verá os motivos.



Fontes: 
  • Freios ABS para Motos
  • ABS para Motos
  • "As Forças de Atrito e os Freios ABS", de L. Abeid e A. C. Tort. - Revista Brasileira de Ensino de Fí
  • sica - Vol. 36, n.º 2, de 23.06.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário